quinta-feira, janeiro 27, 2005

Pessoas do Século Passado

Outro belo texto do dodô na sua coluna conecto,logo existo do site Pessoas do Século Passado , que virou livro, peça e disco. O disco já resenhei aqui ano passado, é muito bom.



quarta-feira, janeiro 26, 2005

BELASCO

BELASCO (CE) “Alexei” (2004, Independente)
*by Rafael Jr.

A cena musical de fortaleza tem revelado ótimas bandas no meio independente, e o Belasco é uma das que mais me chamou a atenção.Para um disco de estréia de uma banda nova, o resultado é surpreendente, excelente. As melodias assobiáveis mas não óbvias são o grande trunfo do CD, algumas coisas me lembraram o Guided by Voices e Pavement, em outros momentos, os galeses do Manic Street Preaches.O projeto gráfico é ótimo, a gravação na média (não compromete). Achei legal o fato do baterista ser o compositor da maioria das músicas, coisa rara em qualquer banda indie gringa ou brasileira. É bom ver que os precursores cearenses Velouria, Dago Red e Dead Poets geraram bons fihos, de ótima estirpe musical. Para comprovar ouça “Dry”, uma mistura de Joy Divison e YoLa Tengo com intervenções de slide guitar!!!

Contatos: iambelasco@yahoo.com.br
http://belasco.oktiva.net

mp3:
* Oh my!
* Wishes
* Supernova




terça-feira, janeiro 25, 2005

RESENHAS DE 2004

VALV “The Sense Of Moviment” – 2004 (Midsummer Madness)

Presenciamos atualmente uma temporada de busca e glorificação de bandas que trazem no seu trabalho os anos 80.Esta nossa época de extra valorização, além dos habituais excessos da mídia, produzem grupos, EU DISSE PRODUZEM, que vendem o trabalho como sendo da maior sinceridade e normalmente somos forçados a engolir tanta mentira. Ora, ora, nada mais coerente do que emprestar tal atenção e valor ao VALV, banda mineira que acaba de lançar seu CD de estréia e que faz um som, nascido da sinceridade, num misto de sons dos anos 80, com college rádios, britpop, com muita microfonia, guitarra distorcia, muita criatividade e acerto melódico.
O Valv surgiu em 2000, em BELO HORIZONTE, e tem na formação Alessandro Travassos(guitars and vocals), Luciano Costa(guitars),Daniel Maia(bass) e Alexandre Augusto(drums and vocals).Em 2000 lançou um EP, Amonite, cujo o destaque era a faixa "Frequency" e de lá pra cá, elogios e estrada, ganhando experiência e tendo tempo para trabalhar em cima do disco de estréia.E Shows? bem, Bananada 2002 (Goiânia), South by Southwest (Austin-EUA), Upload 2002 (São Paulo), Curitiba Pop Festival e mais recentemente o Indie Rock All Stars 2004 (BH), foram grandes shows que fizeram.
“The Sense of moviment” é um tiro forte daqueles de “dumdum”, que explode interinho e aos poucos. São 12 canções, minuciosamente bem gravadas e tocadas, que a cada audição ganham força, espelindo frescor e com cheiro de BONS TEMPOS , dos anos 80/90, de ouvir guitarras ganchudas, melodias quebradas, longas e descomplicadas. "Middle English" é um belissimo exemplo, tempero melódico permeando a canção, desembocado em distorção pura.Belissima. "Between The Knees" é outro achado, perfurada por guitarra feroz, numa canção também oscilando entre a calmaria e o barulho.Isto faz tão bem aos ouvidos. E o disco ainda apresenta canções mais calmas, num trabalho de cozinha que chama atenção pela qualidade da execução. "These Ironic Days" e "Puck and The Needlles" provam isso. Vale destacar ainda a faixa titulo, com a ótima participação de Fernanda Takai.

Para quem cresceu ouvindo rock, para quem é trintão e acostumou-se com os anos 80, pós punk, com o college rock, guitar band e barulheira, distorções e , sob melodias bem delineadas, costuma vagar nesses nossos novos tempos, com uma certa nostalgia.Assim, terá reforçada tal nostalgia ouvindo o VALV, neste seu "The Sense Of Movement', tratado em homenagem á emoção, aquela emoção que transpira microfonia, que exala riffs e acima de tudo, transmite paz, sim, pq não tem coisa mais relaxante do que ouvir boas canções, executadas com competência.
THE SENSE OF MOVEMENT
01. GOD
02. Middle English
03. Heathen Vows
04. The Sense Of Movement
05. Rhyme Royal
06. Nest Song
07. Between The Knees
08. 903
09. From East To West
10. Puck and Needles
11. These Ironic Days
12. One Eyed King
http://www.valv.dk/
http://www.mmrecords.com.br/

sexta-feira, janeiro 21, 2005

LONDON BURNING
# Eita, saiu o resultado do Prêmio London Burning .
Vencedores já previstos, como o GRAM como melhor banda e o Nervoso com o melhor Album e também resultados insólitos como esse Réu & Os Condadenados figurando nas cabeças como melhor banda(?) e Gongshow( que porra é essa?). Mas, tudo bem, é o tal do coorporativismo agindo...

REVELACÃO RJ
1. MOPTOP – 80%
2. FARSANTES? – 20%

REVELAÇÃO BRASIL
1. SUZANA FLAG / GONGSHOW – 40%
2. BUGGS / SUPEROUTRO / MOMBOJÓ – 20%

MELHOR VÍDEO
1. GRAM – VOCÊ PODE IR NA JANELA – 100%

MELHOR DEMO / EP / CD-R
1. COLUMBIA_A SOMA DAS HORAS – 40%
2. STELLABELLA_STELLABELLA / RONEI JORGE & OS LADRÕES DE BICICLETA_A DOIS / BLANCHED_TOCA ANGELOUPOLULOS / JIMI JAMES_NÃO FECHE OS OLHOS – 15%

MELHOR COLETÂNEA
1. MONSTRO HITS – 50%
2. BOAS NOVAS / NOVA ORDEM MUSICAL – 25%

MELHOR SELO OU GRAVADORA INDEPENDENTE
1. MONSTRO DISCOS + DECK DISC – 75%
2. NIKITA – 25%

MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO
1. LABORATÓRIO POP – 55%
2. BACANA / JORNAL DO ROCK / OUTRA COISA – 45% edit

terça-feira, janeiro 18, 2005

Fast Links:
* A Rádio de Outono continua sua guinada para o sucesso.
Eis mais uma ótima matéria reconhecendo o valor dos pernambucanos.Leia Aqui
* O blog El Cabong esta com um post super legal sobre o mercado fonográfio em 2004.

domingo, janeiro 16, 2005

2005 né cara!!

2005 né cara!!
# Pois é, o ano chegou e este blog não estava de recesso, apenas sem tempo .Feliz 2005 para todos. Obrigado a todos pelas palavras carinhos com relação a coletanêa EITTANOISE 2004 "As Canções Que Escolhi Para Você Ouvir"
#Este ano promete.Haverá o FESTIVAL DO SOL, FESTIVAL DE VERÃO e o ROCK-SE 2005, Festival Ruído, Festival de Verão, Abril Pro Rock e Rec Beat.Resta-nos torcer para que seja um grande ano para o meio independente.
E por falar em meio independente, o ano começa bem.
12/02/2005 -Mostra de Cultura Alternativa
"12 de fevereiro, sábado, 13 horas – João Pessoa – Paraíba
Pátio da Música Urbana – Centro

Exposição de fanzines, quadrinhos e comic books. Lançamentos de zines e livros.
Mostra de videoclipes independentes.
Sorteio de brindes
Shows com Dead Funny Days (RN), Backstages(PE) e Dead Nomads (PB).
Acesso gratuito!

Convocamos fanzineiros e quadrinhistas de todo país para enviarem suas publicações para o evento. Convocamos as bandas e selos que enviem seus vídeos para a inédita mostra de videoclipes.
Aguardamos a presença de todos!

Contatos para informações: jesuino@yd.com.br
Material enviar para: Jesuino André, Caixa Postal 4002 – Torre, João Pessoa-PB, 58040-020.
Fones: (83)226-6139 # 9963-6752"

# Para aguardar com ansiedade, o lançamento dos discos da SNOOZE e da RÁDIO DE OUTONO.
#Aguardem resenha e entrevista da prévia do disco da SNOOZE, na qual disponibilizaram 06 canções....vale a espera.
# A RÁDIO DE OUTONO esta com o single "Além da Razão".Excelente canção, um aperitivo para a bolacha que será lançada em Março, precisamente no dia 20, início do outono e será também a estréia do selo COQUETEL MOLOTOV.Força para todos!!
# The Go Team!, Eloquentes, Belasco, Bright Eyes, The Fly Seville.....resenhas que devem rolar por aqui.
# Uma nova publicação nas bandas. É a revista Galpão do Rock e vem de Recife.Boas vibrações galera!