
A primeira vez que li sobre a qualidade dos sons vindos dos lados da Suécia foi através do Gilberto Esquizofrenia.Costumeiramente confio nas dicas do rapaz, então não hesitei em visitar o site da Labrador.Fui lá e conferir a dica e conhecer coisas bacanas como o Edson, Club 8 , Acid House Kings e o próprio The Radio Dept. Ouvi o The Radio Deptº " why_wont_you_talk_about_it" pela primeira vez e foram saborosos minutos de felicidade.Estavam lá presentes, todos os ingredientes essenciais em qualquer grande canção: simplicidade e magia. Ou como costumava pregar nosso grande Ian Mcculoch " Magia e Mistério".Desde então esta banda sempre ficou reservada em minha mente, num lugar dedicada as grandes melodias, aquelas carregadas de algum mecanismo que detona em nosso inconsciente e nos permite viajar. E viajei bastante, como viajei.
Lesser Matters é a bolacha deles de 2003 e o primeiro que escutei na integra. Audição na integra e integralmente perolado, pois todos os ingredientes que me aproximaram do som deles, estão presentes: simplicidade aterradora, eficientes melodias, coesão sonora e um deslumbrem de camada lisérgica, inebriante e envolvente.
O disco abre com " Too Soon" e nos imprime a sensação de que o som é mais um, idêntico com os do cast da Labrador. E a sensação é verdadeira,assim como é verdadeira a certeza de que eles estão acima dos demais "Labradores"." Where damage isn´t already done " com seu singelo riff prova isto, "Keep on boys" e "Why wont you talk about it", parecem paridos de alguma sessão de" Darklands/Psychocandy" do J& M CAIN e " Loveless" do My Bloody Valentine. E nesse ritmo a bolacha prossegue até descambar em " Slotter#2", uma mágica canção instrumental que passaria perfeita por qualquer momento de reflexão, com o mérito de nos emocionar. E o no petardo ainda é possível destacar " Ewan" ,deprimente e que impulsiona direto para Joy Division .
"Lesser Matter" é um disco para ouvir degustando um drink bem forte num dia chuvoso e frio. E a emoção de ouvir "Lesser Matters" é tão simples e eficiente, que desopila nossos ouvidos tão castigados pelo atual mundo musical que por vezes fiquei pedindo: "não deixem esta bolacha cair nas mãos da NME......eles vão estragar nosso paraíso".
Chamem de twee pop,chamem do que quiserem, relacionem até com trip hop, mas pra mim é a perfeita sinfonia do J&MChain+My Bloody Valentine+Joy ivision, considerando seus momentos mais singelos e reflexivos, derramando em nossos ouvidos o que mais emociona na musica: Magia e Mistério.
Origem: Suécia 1995
Formação: Johan Duncanson, Martin Larsson, Lisa Carlberg, Per Blomgren
Set List do CD
Lesser Matters Labrador/Shelflife CD
1.Too Soon (Duncanson/Larsson) - 1:17
2.Where Damage Isn't Already Done (Duncanson) - 2:43
3.Keen on Boys (Duncanson/Larsson) - 4:53
4.Why Won't You Talk About It? (Duncanson) - 3:08
5.It's Been Eight Years (Duncanson) - 2:33
6.Bus (Duncanson) - 2:58
7.Slottet, No. 2 (Duncanson) - 3:07
8.1995 (Duncanson) - 3:11
9.Against the Tide (Duncanson) - 4:23
10.Strange Things Will Happen (Duncanson) - 4:24
11.Your Father (Duncanson) - 4:01
12.Ewan (Duncanson) - 2:23
13.Lost and Found (Duncanson/Larsson) - 4:09
www.labrador.se
www.shelflife.com