quinta-feira, novembro 18, 2004

: BILLY CHILDISH

BILLY CHILDISH

The Friends Of The Buff Medway Fanciers Association
"1914"
Transcopic Records) 2003

Figura cultuada na América, Europa e Japão, descrever o acervo e importância de Billy Childish é, no mínimo, um exercicio de incansável catalogação e sentimentalismo. Dono de um leque riquisimo em diversidade de atividades (pintor, escritor, cantor, guitarrista, produtor, poeta, crítico, editor de fanzine e compositor de estilo único), ele tem oferecido um grande serviço á musica, atuando no elo que liga garage punk e rockabilly.

Bandas? discos? livros? eitta, a folha deste senhor conta com mais de 100 álbuns, 40 volumes avulsos de poesia, escreveu mais de duas novelas e executou mais de 2000 pinturas. É mole? já pilotou bandas como o Pop Rivets/Thee Milkshakes/Thee Mighty Caesars/Thee Headcoats,Thee Stash (gravou album só com covers de The Clash) e o The Buff Medways.

The Friends Of The Buff Medway Fanciers Association ou The Buff Medways (uma raça de galinha criadas em Gillingham exclusivamente para as mesas dos hotéis de Londres antes da Segunda Guerra Mundial) é seu mais recente projeto. Terceiro disco desta nova saga, "1914" da continuidade a sua extensa trajetória nesse misto de urgência criativa e independência, criando verdadeiras pérolas musicas com a veia de autenticidade digna de musicas gravadas nos anos 50/60 e urgência punk. Destaque para "All My Feeling Denied", um rockão empolgante, contendo um riff incisivo, digno da insanidade típica de bandas como o MC5. Podemos citar também "Barbara Wire" que é punk, garageiro, mas punk,urgente e raivoso, como todo bom punk. Existe espaço também para o blues, como em "Evidence Against Myself", cantado como se o Billy estevisse totalmente chapado. E a melhor faixa do disco, "Nurse Julie", hit raivoso, que consegue soar punk, garajeito, sessentista...ou seja, é a essencia do que se convencionou chamar do som que Chilldish costuma gerar: Medway. Enfim, é um puta disco.Rock and roll feito por quem respira a sua essencia: diversão e amor pelo que faz.

Confesso que não conhecia o trabalho deste inglês.Tive o privilégio de ter acesso a este trabalho , assim como muito de seus projetos graças a um de seus fãs e provalmente um de seus melhores seguidores,Rodrigo Sputter, líder do The Honkers. E fico realmente feliz de conhecer o trabalho de uma fígura singular e essencial para o nosso rock como é o Billy Childish. Agradecimentos ao Sputter e ao zine Nuggets(de onde tirei muitas das informações usadas aqui).

FAIXAS:
Unable to see the good
All my feelings denied
Sonya Fagg
Evidence against myself
The least disappointing man
Just 15
Nurse Julie
Saucy Jack
Mons quif (inst)
Barbara Wire
You are all phonies
Caroline